Um encontro entre a academia e o mercado de trabalho

Padrão

CORONEL FABRICIANO – Já estão acontecendo os encontros para o planejamento da Semana da Comunicação 2012, evento realizado pelos cursos de Publicidade e Propaganda (PP) e Jornalismo do Centro Universitário do Leste de Minas (Unileste). Tradicional nos cursos de Comunicação Social, a Semana oferece diversas atividades, como oficinas, workshops, palestras e cursos gratuitos. Diferentemente dos anos anteriores, este ano ela será organizada e liderada por alunos e não pela coordenadoria dos cursos ou como trabalho avaliativo. A primeira reunião já foi realizada na Agência Integrada de Comunicação – campus I do Unileste – com os interessados em integrar o evento, previsto para ser realizado no período de 17 a 21 de setembro.

Oficina de fotografia com Cássio Santana: presença de alunos do Ensino Médio

A decisão dos alunos em assumirem a organização das atividades veio no ano de 2010, do desejo de serem desafiados, elaborando e executando um projeto de tamanha responsabilidade. Naquele ano, eles puderam experimentar como organizar, sozinhos, o projeto. Mas a falta de experiência na organização da primeira Semana serviu como motivação para os alunos melhorarem os eventos que viriam nos anos seguintes.

“A aluna do 5º período de Publicidade e Propaganda, Thaís Peixoto foi quem enxergou a fragilidade vivenciada pelos estudantes e liderou a edição do ano seguinte”, lembra Ana Cláudia Resende, professora e coordenadora dos cursos de Comunicação Social e que defende o intercâmbio entre a academia e o mercado de trabalho.  No ano passado, as turmas do 4º período do curso realizaram o evento como trabalho interdisciplinar avaliativo.

Dentre os destaques da Semana realizada em 2011 os alunos contaram com a participação do estúdio carioca Visorama TV. O grupo é responsável por trabalhos de gabarito como as duas últimas aberturas da série “A Grande Família”, a identidade visual do festival Rock in Rio e instalações interativas para a Coca-Cola, entre outros.

Vitrine

Thays Peixoto(dir.) líder da comissão organizadora

“Hoje os alunos estão mais movimentados. A Semana de Comunicação se tornou um mega evento”, afirma Thaís Peixoto, atual líder da comissão organizadora. Ela esclarece que o ciclo de atividades funciona como uma “vitrine” dos cursos de Comunicação, além de permitir uma troca de experiências com o mercado. “A Semana possibilita vivência profissional e confere visibilidade para o mercado. Estamos vendendo a imagem do curso. E, quem não é visto, não é lembrado”, enfatiza a futura publicitária.

Um dos objetivos da programação deste ano é envolver estudantes do ensino médio do Vale do Aço. Abranger esse público tem por objetivo apresentar a qualidade da estrutura dos laboratórios e salas de aula do curso e do ensino de Comunicação Social do Unileste, uma vez que muitos procuram universidades federais para ingressar na educação superior.

Interesse

Por sua vez, Tayson Lagares, aluno do 1º período, nunca participou da Semana de Comunicação e embora não conheça o evento, está interessado em fazer parte, em função do que lhe foi apresentado. “É curioso por nunca ter visto o evento acontecer, mas creio que será um momento onde uma grande quantidade de informações será distribuída”, destaca. Ele acrescenta que “é uma oportunidade de ampliar conhecimentos e criar mais intimidades com práticas que o mercado de trabalho possa proporcionar”.

O encontro com profissionais permitiu ao estudante Victor Caldeira, do 3º período de PP, a oportunidade de ter uma vivência mais real do mercado. “Ficou mais tranqüilo depois do papo com o pessoal da Visorama, pois mostraram que existe cliente chato em qualquer lugar e não apenas aqui”, brinca. Ele diz que tanto as oficinas quanto as palestras acrescentaram para os alunos, principalmente pela forma didática divertida com que foram realizadas. “Foi da hora! Conseguiram passar conhecimento sem forçação de barra”.

Marcelo Leite Batista, do 7º período, no entanto, tem suas ressalvas. “A divulgação foi em cima da hora e quem trabalha não pode fazer as oficinas por causa do horário”, reclama. A organização, porém, foi apontada com um dos pontos positivos do evento do ano passado. “Uma das melhores em termos de organização”.

Encontros

Os encontros com os participantes da organização da Semana de Comunicação 2012 ocorrerão semanalmente na Agência Integrada de Comunicação, Bloco B do campus Coronel Fabriciano. “Precisamos de todo a apoio dos alunos neste momento”, reafirma Tays. Os interessados podem entrar em conta com a aluna pelo e-mail tahysalmeidapeixoto@hotmail.com.

Reportagem produzida pelos estudantes de Jornalismo Especializado, do professor William Trevizani:
Edvânia Valentim, Isadora Zeferino, Luana Pelizari, Lúcio Antônio Miranda, Marriel Liberato, Tatiana Santos, Vanessa Rayane, Wendell Dias, Wesley Rodrigues.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s