A evolução da linguagem ao longo do tempo

Padrão

O polêmico livro distribuído pelo MEC

”A Linguística é a parte do conhecimento mais fortemente debatida no mundo acadêmico. Ela está encharcada com o sangue de poetas, teólogos, filósofos, filólogos, psicólogos, biólogos e neurologistas além de, não importa o quão pouco, qualquer sangue possível de ser extraído de gramáticos”. (Russ Rymer, jornalista norte americano)

O livro didático Por Uma Vida Melhor, distribuído pelo MEC, por meio do Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem sido alvo de ataques dos gramáticos e acadêmicos, defensores da norma culta da língua portuguesa. Quase 485 mil alunos em 4.236 escolas tiveram acesso ao livro.

O livro distingue a norma culta e o uso popular da língua portuguesa como instrumentos para o ensino e apropriação, pelos alunos, das formas sancionadas socialmente. Ele abre um leque para uma maior flexibilização do português falado nas ruas.

A linguística é a matéria que estuda todo o campo da linguagem. Ela aborda os diversos estágios da formação da língua: origem, estruturas, padrões, evolução etc. O estudo da linguística é recheado de polêmicas. Uns a favor da norma culta e outros a favor de uma linguagem mais informal.

O certo é que o uso da língua é bastante dinâmico, principalmente no Brasil, um país de dimensões continentais. Cada região possui uma singularidade linguística. Singularidade adquirida pela miscigenação do nosso povo. Tupi-Guarani, caboclo, sertanejo, afro e europeu. Tudo isso forma um caldeirão étnico cultural, que reflete diretamente na língua falada pelo nosso povo.

Se compararmos o português falado no Brasil, com o português falado em Portugal, perceberemos uma diferença gritante. E não precisamos atravessar o Atlântico para fazer essa comparação. Saindo de Minas Gerais para São Paulo perceberemos a diferença linguística. E olha que são pouco mais de 500 km de distância entre os dois estados.

Se voltarmos no tempo, veremos como a língua portuguesa foi mudando. A partir dos anos 50, com o crescimento da cultura de massa, por meio do rádio, cinema e televisão. Foram incorporadas novas expressões ao vocabulário português, principalmente expressões advindas do idioma Inglês. A língua foi se globalizando.  

O Latim, que é a verdadeira essência de nossa língua, há muito tempo foi abandonado dos bancos escolares e substituído pelo Inglês. Hoje em dia, o Inglês é ensinado nas escolas desde o ensino fundamental.

O avanço da Internet é o melhor exemplo da mutabilidade linguística. Foram criadas novas palavras, abreviações e conceitos. A língua portuguesa foi bombardeada por expressão estrangeiras.

A incorporação de novas palavras no vocabulário português é bem antiga. Autores como, João Guimarães Rosa e Graciliano Ramos usavam e abusavam de expressões criadas por eles próprios. Certamente eles também foram criticados pelos mesmos defensores do ”bom português” daqueles tempos.

A evolução da língua é algo natural. Evoluçao que se dá com o avanço da história e das tecnologias. Portanto, a língua deve se adaptar a essas mudanças.

Veja a entrevista com o pesquisador e professor aposentado da USP e da Unicamp, Ataliba Castilho:

About these ads

4 comentários sobre “A evolução da linguagem ao longo do tempo

  1. Ola gente amiga, eu trago algo pouco normal…
    Tenho eu uma duvida acerca de um comentário feito por um amigo meu.
    Ele diz que a “língua portuguesa é uma das línguas mais difíceis do mundo”…
    Eu não concordo com ele, por isso procuro bases/fundamentos mais sólidos pra sustentar a minha tese. Sera que me podem ajudar??? Moçambique

    • Olá!!
      Em primeiro fico bastante feliz por seu interesse em nossa língua!
      seu amigo tem razão, tivemos bastante influencias na formação do nosso idioma, por isso é tão rico, mas a dificuldade não esta na fala, a escrita do português é algo que pode trazer dificuldade, porem compensa pela riqueza e beleza. Espero que se apaixone assim como eu.

      Beijos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s