Volta ao plenário quais são os deveres dos Jornalistas.

Padrão

divulgaçãoO projeto que cria o Conselho Federal de Jornalismo, órgão que teria entre suas atribuições fiscalizar a atuação dos jornalistas com poderes para aplicar sanções aos profissionais, arquivado com o fim da legislatura passada volta em discussão na Câmara dos Deputados devido a um pedido do deputado Sandes Junior (PP-GO).

O texto é de autoria do deputado Celso Russomano (PP-SP) e estabelece um Código de Ética que definirá “os deveres ético-profissionais do jornalista, as infrações disciplinares e as respectivas sanções”.

O deputado Sandes Junior pediu o desarquivamento de uma proposição sua que restabelece a obrigatoriedade do diploma para os jornalistas. Como o projeto dele estava anexado a outros que tratam de temas correlatos, todos que haviam sido engavetados voltaram à pauta.

 “Minha preocupação é com o meu projeto, mas a regra acabou por desarquivar o outro também. Vou pedir ao relator (que ainda será indicado) para desconsiderar o projeto do conselho”, afirmou Júnior.

O relator, no entanto, pode acatar ou não a sugestão. O projeto não precisa ser votado no plenário, mas nas comissões do Trabalho, Comunicação e Constituição e Justiça para ser aprovado.

Desde 1984 os deputados tentam criar um conselho nos moldes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para regular a profissão de jornalista segundo um levantamento feito pela Câmara a pedido da Folha.

Já foram cinco tentativas, uma delas de iniciativa do governo Lula, em 2004. Em duas ocasiões, os projetos foram rejeitados. Nas demais, arquivados com o fim das legislaturas. Isso ocorre se o projeto não tiver sido votado em nenhuma comissão da Câmara nos quatro anos do mandato.

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s